149084230248

4571 palavras 19 páginas
Estudo de caso
-Psicopedagógico-

Montes Claros - MG
Fevereiro/2011
Um estudo de caso
- Psicopedagógico –

Nosso primeiro contato com X foi em uma comunidade rural de Montes Claros
– MG. Onde se deu no período aproximado de janeiro para fevereiro de 2011.
Em início é necessário ressaltar a característica central ao qual o nosso estudo de caso se voltou ao observar em X um distúrbio da fala, a gagueira, que aparentemente venha ser algo até muito comum e observável nas pessoas ao nosso redor, mas que gera certo desconforto e até mesmo um constrangimento das pessoas que apresentam o mesmo.
Como é abordado por Oliveira:

Gagueira é um distúrbio da fala que tem como principais manifestações as disfluências, ocasionando interrupções e reduzindo o fluxo de informação.
Além das disfluências podem ocorrer os concomitantes físicos. [...] A qualidade de vida do indivíduo que gagueja poderá ser prejudicada dependendo da gravidade do distúrbio e a forma de aceitação da gagueira por parte do próprio indivíduo e dos ouvintes. Existem dois tipos de gagueira: a desenvolvimental e a adquirida. A gagueira adquirida é mais rara e pode estar associada a eventos psicológicos (psicogênicas) ou neurológicos (neurogênicas), podendo ter início em qualquer fase da vida. A gagueira desenvolvimental, por sua vez, ocorre com maior prevalência e inicia-se na infância, podendo ter como causa fatores hereditários ou estar relacionada a outros eventos, como por exemplo, fatores estressantes físicos e/ou emocionais. Aproximadamente metade dos casos de gagueira desenvolvimental é familial ou hereditária (tem algum outro familiar que também apresenta gagueira). (2005,p-1)

Bem, por X não apresentar nenhum problema aparente com o desenvolver dos estudos, em principio não conseguimos localizar nenhum tipo de característica que focalizasse um estudo de caso psicopedagógico. Porém em conversas rotineiras, percebemos que X se mostrava ansiosa e nervosa ao falar e

Relacionados