148793780299

926 palavras 4 páginas
Sequência Didática Primavera
Professora: Pré 4 anos.
Eixos: Artes, Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Musica.
Tempo estimado: 01/9 a 19/9. JUSTIFICATIVA Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores; as plantas são importantes para o homem e animais, por esse motivo, é necessário despertar em nossas crianças o amor à natureza, a comtemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza nos proporciona e a necessidade de preservá-la.
OBJETIVOS:
Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, conhecer vários gêneros orais e escritos, contar suas vivências, elaborar e responder perguntas.
Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem.
Estabelecer relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelece, valorizando sua importância para a preservação das espécies.
Explorar diferentes aspectos da natureza.
Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramenta necessárias no seu cotidiano.
Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros.
Introdução:
1° Momento:
Enfatizar a chegada da primavera, que se inicia em setembro. Realizar a leitura do conto "A Formiguinha e a Neve", de João de Barro. Explique, entre outras questões, que a formiguinha é uma prestadora de serviços para o meio ambiente e, por isso, recebe ao final um mundo de primavera, com flores, arco-íris e vales encantados
Em roda de conversa realizar as perguntas: vocês conhecem as quatro estações do ano? O que é a Primavera? O que é inverno? O que fazemos no inverno? O que comemos no inverno? Que lugar vamos quando está muito frio? O que é Verão? E no calor, onde vamos? O que comemos? Que tipo de roupas usamos? Podemos ficar sem tomar agua no Verão? Falar um pouco de cada uma, e a sua importância.
Outono: é a estação depois do verão, mudança de temperatura.

Relacionados