1486754450999764564246

1284 palavras 6 páginas
PARA QUE SERVE:

A pesquisa-ação dá aos pesquisadores e grupos participantes os meios de se tornarem capazes de responder com maior eficiência aos problemas da situação em que vivem em particular sob forma de diretrizes de ação transformadora.
Trata-se de facilitar a busca de soluções dos problemas reais para os quais os procedimentos convencionais têm pouca contribuição.
É uma pesquisa social com base empírica, realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.
Os pesquisadores acompanham e avaliam as ações em função dos problemas. Produzem efeitos, organizações, práticas educacionais e suportes materiais com características e critérios aceitos pelos grupos interessados. Buscam alcançar realizações, ações, efetivas, transformações ou mudanças no campo social. “Transformação da realidade”.
É preciso ter uma visão dinâmica acerca de desenvolvimento da pesquisa, considerar estratégicas e táticas para saber como alcançar os objetivos, superar ou controlar os obstáculos, neutralizar as reações adversas.
O aspecto principal é projetivo e remete a criação ou ao planejamento.

SERVE PARA RESPONDER E FACILITAR A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DA SITUAÇÃO EM FORMA DE AÇÃO.

É UMA PESQUISA SOCIAL COM BASE EMPÍRICA

“TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE”

OBJETIVO:

Mudança, compreensão das práticas, resolução dos problemas, produção de conhecimento, melhoria de uma situação dada.
Os pesquisadores querem pesquisas nas quais pessoas implicadas tenham algo a “dizer” e a “fazer”, pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados.
Há uma interação entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação, resultando uma ordem de prioridade dos problemas e das soluções. O objetivo é constituído pela situação social e pelos problemas.
Objetivos práticos:
Contribui para solução do

Relacionados