148589586547

377 palavras 2 páginas
PORTFÓLIO DE INTRODUÇÃO A HISTÓRIA E TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Não é difícil de encontrar hoje em dia, atividades inspiradas em esportes e modalidades esportivas do nosso passado. Como estudado, os povos tinham diferentes modos de pensar sobre a atividade física em si e seus benefícios para a sociedade.
Como por exemplo, na Pré- História, eram raras as atividades do dia-a-dia que não envolviam exercícios físicos, visto que a população era nômade, tinham de usar de força, velocidade, extensas caminhadas, natação, para poderem sobreviver. Quando adquiriram habilidades suficientes para serem moradores fixos de certa terra, tinham que treinar defesas contra possíveis invasores. Este treinamento era útil no seu cotidiano. As danças também eram importantes, preparavam os jovens para a vida adulta.
Hoje em dia, algumas pessoas também fazem exercícios para poder sobreviver, como por exemplo os garis, que saltam, correm, sobem, durante todo o dia.
Podemos usar esse povo dando seu exemplo nas aulas, como um exemplo, para se proteger de invasores, eles treinavam. Em um dia de aula, a brincadeira de bandeirinha, onde o objetivo é proteger seu território, poderia muito bem exemplificar esta proteção.
Assim como o povo da Pré- História, hoje os atletas investem pesado nos treinos, os quais dizem que levam a perfeição, praticam horas para usarem suas habilidades em uma ocasião especial, como uma competição, torneio, Olimpíada etc.
Já os Gregos tinham algo que hoje não temos. A atitude certa quanto as atividades físicas. Eles acreditavam que o físico e o intelectual tinham de ser igualmente treinados e aperfeiçoados. Foi nessa época que surgiram os Jogos Olímpicos, onde se praticava corrida de cavalos, lutas. O vencedor era coroado com um ramo de Oliveira. Nesses jogos toda a cidade parava. O povo grego difundia a ideia que ser inteligente e praticar atividades físicas tinham a

Relacionados