146977720361

2890 palavras 12 páginas
O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS PAR
A
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Aline Silveira Rolim
1
RESUMO
O presente trabalho tem como enfoque a apresentação do processo de recrutamento e seleção de pessoas para pequenas e médias empresas.
Através de práticas analisadas pela literatura consultada, são sugeridas quais as melhores ferrame ntas a serem utilizadas, mediante aos grandes benefícios e oportunidades de melhoria que pode ser agregado às empresas na utilização adequada deste processo.
Palavras-chave: Recrutamento. Seleção. Pessoas.
INTRODUÇÃO
Atualmente a melhoria contínua dos processos empres ariais exerce forte pressão sobre as organizações, a alta competição en tre as empresas faz com que se torne cada vez mais significante a presença de b ons colaboradores, pois qualquer objetivo organizacional só poderá ser atin gido com e por intermédio das pessoas. A busca por profissionais qualificados é um desafio constante em meio às organizações, dependendo dos cargos oferecidos, não se encontram pessoas aptas para preenchê-los.
Pode-se enfatizar que estabelecer previamente o per fil dos colaboradores da empresa é estrategicamente vital para a estabili dade e o sucesso de uma organização, em especial para a pequena e média emp resa. A melhor condução do processo de recrutamento e sel eção irá refletir de forma significativa dentro da organização.
OBJETIVO GERAL
Analisar as formas de Recrutamento e Seleção de Pes soas adequadas às
Pequenas e Médias empresas.
1
Acadêmico do curso de Administração da Universidad e Luterana do Brasil.
2
REVISÃO DA LITERATURA
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS
Para Chiavenato (1991), o recrutamento e seleção de recursos humanos devem ser tomados como duas fases de um mesmo proce sso, ou seja, a introdução de recursos humanos na organização. Se o recrutamen to é uma atividade de divulgação, de chamada, de atenção, de incremento d e entrada (

Relacionados