14674025

1181 palavras 5 páginas
A importância da análise de mercado está intimamente ligada aos propósitos da empresa, pois a análise é o primeiro passo para o momento em que a empresa deseja saber o seu potencial e a viabilidade do negócio no ramo em que escolheu oferecer seus produtos/serviços. A análise de mercado também atende aos propósitos de Marketing, principalmente quando se deseja lançar um novo produto, sabendo que no lançamento de novos produtos é imprescindível o conhecimento do mercado consumidor.

A análise de mercado deve, portanto, representar mais do que um documento formal, deve representar um instrumento de gestão, sendo sua utilidade principal a tomada de decisões acertadamente.

Análise de Negócios – Primeira etapa da análise de mercado

Para que seja eficaz a análise de mercado pode começar com o que chamamos de Análise de Negócios. É nesta etapa que a empresa analisa quais suas possibilidades, quais seus concorrentes e quais suas limitações e como vencê-las.

Quando o assunto é limitação, uma das etapas mais importantes para a empresa é a comportamento do negócio diante da Economia de Escala, pois muitas vezes o custo de entrar em um ramo não gera para a empresa possibilidade de crescimento, fazendo-se necessário uma reutilização de recursos no intuito de mudar de ramo. Pode ser ainda que a necessidade da empresa resida na mudança da engenharia de processos ou na forma de atender o mercado ou ainda uma mudança na estratégia de vendas.

Enfim, mudar deve fazer parte da rotina de todo empreendedor.

Análise de Mercado e Plano de Negócios

Como falamos antes sobre o plano de negócios e discorremos sobre como é importante que no mesmo contenha análise de viabilidade. Vale lembrar que a análise de mercado é um subproduto da viabilidade, pois é na análise de mercado que a empresa encontra o respaldo para descrever sua Viabilidade.

Na análise de mercado deve conter o estudo sobre o ramo e como ele está posicionado no mercado. Esse aspecto só pode ser descrito

Relacionados