146524 1 MC I INTRODU O AOS MATERIAIS DE CONSTRU O

528 palavras 3 páginas
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
MATERIAS DE CONSTRUÇÃO I – CONCEITOS INICIAIS
_____________________________________________________________________________
1.0 - EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO




- Povos primitivos: utilizavam os materiais assim como os encontravam na natureza, sem qualquer transformação.
- Fase Intermediária: o homem começa a trabalhar os materiais brutos, facilitando seu uso ou criando novos materiais a partir deles. Ex: argila, madeira, pedra.
- Atualmente: evolução dos materiais e conhecimento de suas propriedades. Aumento das exigências quanto a qualidade, durabilidade e custo. Surgimento da questão ambiental. 2.0 - PROPRIEDADES DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
2.1 CONDIÇÕES QUE OS MATERIAIS DEVEM SATISFAZER





- Condições técnicas: o material deve possuir propriedades que o tornem adequado a determinado uso, entre elas: resistência, trabalhabilidade, durabilidade, higiene e segurança. - Condições econômicas: o material deve satisfazer as necessidades de sua aplicação com um custo reduzido de aquisição, aplicação e manutenção.
- Condições estéticas: o material utilizado deve proporcionar uma aparência agradável e conforto ao ambiente onde for aplicado.

2.2 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FORMA DE OBTENÇÃO




- Naturais: encontrados diretamente na natureza e não precisam de tratamentos especiais para ser utilizados. Ex: areia, pedra, madeira.
- Artificiais: são obtidos por processos industriais. Exemplo: tijolos, telhas, aço.
- Combinadas: materiais obtidos pela combinação entre materiais naturais e artificiais.
Exemplos: concretos, argamassas.

2.3 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FUNÇÃO




- Materiais de vedação: não tem função estrutural, servindo para isolar e fechar os ambientes nos quais são empregados. Ex: tijolos, vidros.
- Materiais de proteção: tem a função de proteger e aumentar a durabilidade e a vida útil da edificação. Ex: tintas, impermeabilizações, vernizes.
- Materias com função estrutural: resistem aos esforços

Relacionados