14621111222

1357 palavras 6 páginas
Anatomia Respiratória
Sistema Respiratório

Respiração é o termo utilizado para se referir ao processo de intercâmbio gasoso entre a atmosfera e o organismo. Por seu intermédio se assegura a provisão de oxigênio molecular necessário para os processos metabólicos nos organismo superiores e a eliminação do anidrido carbônico produzido nos tecidos. Este intercâmbio gasoso se denomina hematose, para sua realização o aparelho respiratório possui um sistema de vias de condução ou vias respiratórias, uma porção respiratória a cujo nível se realizam os intercâmbios gasosos e um aparelho músculo elástico que assegura o transporte dos gases.

Dinâmica da respiração no ser humano:
O processo de respiração consta de três fases. Inspiração, transporte pela corrente sanguínea e expiração. Os movimentos respiratórios de inspiração e expiração são os processos mecânicos que permitem o transporte do ar do exterior do organismo ao seu interior (inspiração) e vice-versa (expiração). O ar penetra pelas narinas do nariz, que se abrem na cavidade nasal. Segue em frente pela faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares (onde ocorre a hematose).

Hematose: o oxigênio passa dos alvéolos aos capilares pulmonares e o dióxido de carbono se desloca, em sentido oposto, dos capilares pulmonares ao interior dos alvéolos. Isto ocorre simplesmente pelo fenômeno físico da difusão (cada gás vai de uma região onde está mais concentrado a outras de menor concentração).

Órgãos do sistema respiratório

O nariz (externo e interno), formado por ossos e cartilagens, apresenta duas aberturas anteriores: as narinas (que permitem a entrada do ar) e duas posteriores: os coanos (que comunicam a cavidade nasal com a faringe)
Nas narinas encontramos as vibrissas (pelos que ajudam a filtrar o ar inspirado). O muco nasal (popularmente: ranho) é um poderoso adesivo que prende partículas e micro organismos, evitando que eles penetrem nos pulmões. O nariz é também o órgão do

Relacionados