14587914

383 palavras 2 páginas
05/03/2014

O que é?
Estruturas e Administração de
Processos Organizacionais

Estruturas e Processos Organizacionais desenvolve estudos acerca da análise da estrutura organizacional, técnicas e ferramentas de racionalização de processos e otimização do funcionamento do trabalho nas empresas, envolvendo diversos aspectos tais como tipos de estruturas e seus impactos nas empresas, centralização e descentralização, estrutura formal e informal, sistemas de informações e processo decisório, análise dos métodos e processos de trabalho, fluxograma, quadro de distribuição de tarefas, arranjo físico, formulários, manuais administrativos, instrumentos executivos.

1

05/03/2014

Bibliografia Básica
BALLESTERO-ALVAREZ, María Esmeralda. Manual de organização, sistemas e métodos: abordagem teorica e pratica da engenharia da informação. São Paulo: Atlas, 1997.
CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística : perspectiva comportamental e abordagem contigencial. 8.ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2005.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial.. 16.ed. reest. e atual. São Paulo: Atlas, 2006.

Disciplina
Organizações
Sistemas
Métodos

2

05/03/2014

Estrutura Organizacional
A organização da empresa é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos. Estrutura Organizacional
Para a adequada organização de uma empresa, pode-se considerar o desenvolvimento de alguns aspectos: estrutura organizacional rotinas e procedimentos administrativos

3

05/03/2014

Estrutura Organizacional
Além da organização da empresa, o administrador tem três outras funções básicas:
Planejamento da empresa, que representa o estabelecimento de objetivos e resultados estabelecidos e dos meios mais adequados para se alcançar estas metas.

Estrutura Organizacional a direção da empresa, que representa

Relacionados