145636350566

1305 palavras 6 páginas
Artes Do Corpo E Do Espetáculo: questões de etnocenologia

As disciplinas além das relações entre os homens
Através dos tempos, as diversas disciplinas científicas percebem a necessidade de ampliação de suas fronteiras metodológicas, suas formas de investigação, apreensão e abordagem dos fenômenose de interesse, ou mesmo, da, cada vez mais presente e indispensável, cooperação interdisciplinar para um maior aprofundamento e compreensão das questões que tocam os processos científicos como um todo.
Folclore
Segundo Rossini Tavares Lima, o folclore estuda cultura , que definimos como manifestação do sentir, pensar, agir e reagir do homem de uma sociedade. ( Lima, Rossini Tavares de. A Ciência do Folclore. 2ª ed. São Paulo: Record, 1978, p. 17)
Edward Tylor, antropólogo inglês, conceitua folclore como aquele todo complexo que compreende conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades adquiridas pelo homem na sociedade.
Já Ralph Linton (antropólogo americano) define o folclore como a soma de conhecimento, atitudes e padrões habituais, partilhados e transmitidos pelos membros de determinada sociedade.
Estes conceitos são motivos de polêmicas e análises teóricas, conceituais e epistemológicos, sempre devotando à tal cultura espontânea uma ingenuidade, fragilidade, ou um primitivismo, sendo objeto de cuidaddos e tratamentos especiais.
Manifestações Populares
Florestan Fernandes (sociólogo brasileiro, aluno do professor e sociólogo francês Roger Bastide) associa as manifestações populares às funções sociais relacionadas ao grupo que as mantém e afirma que o fato folclórico é sempre atual, isto é, encontra-se em constante reelaboração.
É interessante observar que, aos poucos, as noções sobre o que venha a ser cultura (em sentido amplo) e suas diversas categorias, vão se trenformando e incorporando novos conhecimentos científicos e tendências ideológicas.
Etnometodologia
Na etnometodologia, as produções populares são entendidas como

Relacionados