145340540167

885 palavras 4 páginas
Matriz SWOT - Como fazer a análise das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças?
A Matriz SWOT é uma técnica muito utilizada por empresas que buscam se antecipar ao mercado e estar à frente de seus concorrentes, pois consiste na análise do ambiente interno e externo da empresa para auxiliar no planejamento e adoção de estratégias.

SWOT, sigla em Inglês, também conhecida e traduzida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças) significa:
Strengths - Forças
Weakness - Fraquezas
Opportunities - Oportunidades
Threats – Ameaças

Apesar de ser amplamente utilizada por grandes empresas para melhorar suas práticas de mercado e minimizar incertezas, a análise SWOT também é útil na vida profissional e pessoal (bastar adaptar os exemplos e perguntas que serão apresentados abaixo). Serve para um melhor autoconhecimento e para buscar o aperfeiçoamento nos aspectos que precisam ser melhorados.

Para iniciar a análise e definir os pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades, é importante saber diferenciá-los. A formulação de perguntas também ajuda neste processo.

Pontos Fortes: tudo aquilo que a empresa faz bem ou melhor que as outras, e que está sob seu controle, ou seja, pode alterar, melhorar e aperfeiçoar a qualquer momento, pois está relacionado à parte interna da empresa (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os pontos fortes:
*O que a empresa e a equipe fazem bem?
*Que recursos podem ser otimizados e aproveitados?
*O que os outros acham que a empresa faz de melhor?
*Quais as vantagens que a empresa disponibiliza?
*Possui boa comunicação entre os setores?

Pontos Fracos: tudo aquilo que a empresa tem dificuldade, possui reclamações e pode melhorar, já que está relacionado à parte interna da empresa e pode ser controlado pela mesma (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os pontos fracos:
*No que a empresa pode melhorar?
*Onde tem menos recursos?
*Possui práticas antigas?
*Os clientes reclamam de quais aspectos da empresa?

Relacionados