144527790507

1185 palavras 5 páginas
O Estado do Solo

Índices Físicos
Elementos Constituintes de um solo
O solo é um material constituído por um conjunto de partículas sólidas, deixando entre si vazios que poderão estar parcial ou totalmente preenchidos pela água. É pois no caso mais geral, um sistema disperso formado por três fases: sólida, líquida e gasosa. Índices Físicos

Índices Físicos
É extremamente difícil separar os diferentes estados em que a água se apresenta nos solos, é, no entanto, de grande interesse estabelecer uma distinção entre os mesmos.
A água contida no solo pode ser classificada em:

Índices Físicos água de constituição – é a que faz parte da estrutura molecular da partícula sólida; água adesiva ou adsorvida – é aquela película de água que envolve e adere fortemente a partícula sólida; água livre – é a que se encontra em uma determinada zona do terreno, enchendo todos os seus vazios; água higroscópica – é a que ainda se encontra em um solo seco ao ar livre.

Índices Físicos água capilar – é aquela que nos solos de grãos finos sobe pelos interstícios capilares deixados pela partículas sólidas, além da superfície livre da água.
As águas livre, higroscópica e capilar são as que podem ser totalmente evaporadas pelo efeito do calor, a uma temperatura maior que 100˚ C.
Quanto a fase gasosa, que preenche os vazios das demais fases, é constituída por ar, vapor d’ água e carbono combinado.

Índices Físicos

Índices Físicos
Os índices e as relações que serão apresentados, desempenham um importantes papel no estudo das propriedades dos solos, uma vez que estas dependem dos seus constituintes e das proporções relativa entre eles, assim como da interação de uma fase sobre as outras.

Índices Físicos

Índices Físicos
No que se segue consideraremos as notações da figura anterior, onde se mostram separadas as três fases.
De imediato obtém-se:
Vt= Vv + Vs = Var + Va + Vs
Pt = Ps + Pa

Índices Físicos
Teor de

Relacionados