1442583567956

1573 palavras 7 páginas
Aula 3

A pessoa considerada deficiente visual apresenta um quadro de cegueira, baixa visão ou visão subnormal. Pode ocorrer desde o nascimento (ccegueira congênita), ou posteriormente (ccegueira adventícia, usualmente conhecida como adquirida) em decorrência de causas orgânicas ou acidentais. Em alguns casos, a cegeuira pode associar-se à perda da audição (ssurdo cegueira ) ou a outras deficiências
(SÁ; CAMPOS; SILA, 2007,
p. 17).

Doutoranda em m Educação

A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo de visão mais ou menos abrangente.

Retinopatia da prematuridade causada pela imaturidade da retina, em decorrência de parto prematuro ou de excesso de oxigênio na incubadora.
Catarata congênita em consequência de rubéola ou de outras infecções na gestação. Glaucoma congênita que pode ser hereditário ou causado por infecções.

Attrofia óptica.
Degenerações retinianas e alterações visuais corticais.
A cegueira e a visão subnormal podem também resultar de doenças como diabetes, descolamento de retina ou traumatismos oculares Attividades da vida diária, caminho para a autonomia. Orientação e mobilidade.
O papel da família.

É importante que o bebê deficiente visual aprenda a usar seus outros sentidos o mais cedo possível, para se localizar e reconhecer seu espaço, evitando atrasos em atividades como engatinhar e andar. Trata-se de uma questão de aprendizado, pois, ele possui o mesmo potencial dos bebês dotados de visão.

Mãos: ferramentas preciosas: As mãos são os olhos das pessoas com deficiência visual. O uso das mãos como instrumento de percepção deve ser intensamente estimulado, incentivado e aprimorado.
Estimulação precoce: Conjunto dinâmico de atividades e de recursos humanos e ambientais incentivadores, destinados a proporcionar à criança, nos seus primeiros anos de vida,
experiências

Relacionados