1438892065673 1

5939 palavras 24 páginas
PAISANI, Julio César et al. Características da Formação Serra Geral na área drenada pelo rio...

49

CARACTERÍSTICAS GEOLÓGICAS DA FORMAÇÃO SERRA GERAL NA ÁREA
DRENADA PELO RIO MARRECAS (SW PARANÁ): FUNDAMENTOS PARA A
ANÁLISE GEOMORFOLÓGICA
Julio César Paisani1
Marga Eliz Pontelli2
Juliano Andres3
Vaniza Pasa4
Fabíola Rakel Marinho5
__________________________________________________________________________
RESUMO
O trabalho apresenta a espessura da Formação Serra Geral, individualização e distribuição espacial de derrames e a orientação de lineamentos na área drenada pelo rio Marrecas (SW
PR). A espessura da Fm. Serra Geral foi determinada com dados de sondagem para prospecção de água subterrânea do poço Termas Anila (coord. 271.895N e 7.113.314E). A seqüência de derrames foi individualizada descrevendo-se em campo: estrutura, textura, tipo de afloramento, cor (Rock Color Chart) e orientação das diáclases em 57 afloramentos na área de estudo. Procedeu-se a classificação química das rochas de quatro derrames segundo o diagrama TAS e com base em dados químicos estabelecidos pelo Lab.
Fluorescência de Raios X – IG/USP. A espacialização da seqüência de derrames levantadas na área drenada pelo rio Marrecas, foi obtida utilizando-se de técnicas de geoprocessamento. Em campo foi medido o número e a orientação das diáclases da zona central dos derrames, e em cartas topográficas foram identificados 172 lineamentos, cuja orientação foi medida com transferidor. Conclui-se que a Fm. Serra Geral apresenta cerca de 1460 m de espessura com afloramento de 12 derrames na área dissecada pela drenagem do rio Marrecas, cerca de 30% do volume total da formação. Extrapolando os resultados químicos das amostras de rochas analisadas para as demais seqüências de derrames, pode-se dizer que há três seqüências quanto ao teor de sílica do magma: a) inferior básica (I ao VI), b) intermediária ácida (VII ao X) e c) superior básica (XI e XII).
Palavras-chave: Formação Serra Geral, derrames

Relacionados