143623210345

445 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DO SONO E AS PRINCIPAIS INTERFERÊNCIAS
O que é o sono?
Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.
Qual é a real importância do sono?
Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. O que nos aconteceria se não dormíssemos?
Fonte:
http://www.abcdasaude.com.br/odontologia/a-importancia-do-sono-e-as-principais-interferencias#ixzz3AI9WIRelação do sono com humor
Irritação, mau humor e falta de ânimo podem ser sintomas da privação do sono. As pessoas que dormem menos são mais mal humoradas porque a privação do sono inibe a produção de alguns hormônios, como é o caso da serotonina, substância química responsável pela transmissão dos impulsos nervosos entre neurônios e por impedir a acumulação de cortizol e gerar a sensação de prazer, calma e relaxamento. Além de melhorar o humor e a boa disposição, alivia também os sintomas depressivos e de ansiedade.
A falta de sono, somada a situações de estresse do dia a dia fazem com que o corpo libere neurotransmissores e outras substâncias que geram o mau humor e falta de ânimo. Dependendo de quanto a pessoa libera e em quais situações, ela

Relacionados