14354 68876 1 PB

1817 palavras 8 páginas
221

Design para um mundo complexo, de Rafael Cardoso.
São Paulo: Cosac Naify, 2012, 264p.

discursos fotográficos, Londrina, v.9, n.15, p.221-227, jul./dez. 2013 | DOI 10.5433/1984-7939.2013v9n15p221

222

Das faces complexas e provocativas do projeto, da expressão e disto que chamamos de mundo
Complexes and provocative faces of design, expression and of this we call world.
Guilherme Henrique de Oliveira Cestari *

Em Design para um mundo complexo (Cosac Naify, 2012,
264p.), Rafael Cardoso não pretende responder, resolver, mistificar ou esterilizar perguntas ou provocações cotidianas; visa, sim, desvelar partes da complexidade por vezes despercebida, porém intrínseca ao dia-a-dia.
Suas palavras planejam, primeiramente, atualizar o leitor, seja ele designer ou não, acerca da riqueza que o circunda. O trabalho mostra-se um esforço amplo em direção à compreensão das naturezas da transformação da matéria-prima; para tanto, levam-se em conta fatores condicionantes dos processos de significação na contemporaneidade. Em meio a tramas de singularidades, o design pode ser vetor multipolar, sensível e flexível para a solução de problemas. Conforme Flusser, o design é obstáculo para a remoção de obstáculos. A inciativa projetual presume uma abrangência participativa, constitui-se em uma esfera que exige postura altruísta dos participantes. Nada se constrói sem colaboração. A atuação do design – atividade mobilizadora porque pensamento e expressão projetual –, como não poderia deixar de ser, comunga, polui-se convenientemente, com história, moda, arquitetura, linguística, poesia ou qualquer tipo de arte, intervenção e manifestação expressiva.
Invocando o emaranhado de intencionalidades vibrantes presente no ambiente urbano, compõe-se uma crítica à clássica e inocente prerrogativa moderna “a forma segue – ou deve seguir – a função”. Em substituição à palavra “função” pretere-se o termo “uso” que, até certo
* Graduado em Design pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Relacionados