1434251561217

1334 palavras 6 páginas
ILES ULBRA PORTO VELHO
FACULDADE LUTERANA DO BRASIL

ELETRÔNICA INDUSTRIAL III

DOCENTE: Rubem de Azevedo Campos
DISCENTE: Isabel Barbosa Chaves

PORTO VELHO 13/06/2015

INTRODUÇÃO

O nome Tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores multicamadas, que operam em regime de chaveamento, tendo em comum uma estrutura de no mínimo quatro camadas semicondutoras numa sequencia.
P-N-P-N (três junções semicondutoras), apresentando um comportamento funcional. Os tiristores permitem por meio da adequada ativação do terminal de controle, o chaveamento do estado de bloqueio para estado de condução, sendo que alguns tiristores (mas não todos) permitem também o chaveamento do estado de condução para estado de Bloqueio também pelo terminal de controle. Como exemplo de tiristores, podemos citar o SCR e o TRIAC.
A invenção do Tiristor no fim dos anos 50 do século passado foi responsável por um grande surto de evolução tecnológica da eletrônica de potência, que se estendeu pelos anos 60 e propiciou nos anos 70 o início da implantação da eletrônica de potência em escala industrial. A principal vantagem dos tiristores é o controle de grande quantidade de energia. Essa característica faz com que esses dispositivos sejam utilizados tanto no controle eletrônico de potência quanto na conversão de energia.
Os SCRs (Silicon Controlled Rectifier) são dispositivos semicondutores cuja condição de sentido direto é comandável através da aplicação de um pulso de corrente ao terminal de Porta (ou gate em inglês). A condução, uma vez iniciada se mantém mesmo na ausência do sinal no terminal de porta, até que a corrente que o atravessa caia abaixo de um determinado valor.

1. Aspectos Gerais
Tiristores são dispositivos de estado sólido que fazem parte da família dos semicondutores, usam realimentação interna para produzir operações de chaveamento, São dispositivos biestáveis que podem ser chaveados do corte para a condução e vice versa. Para

Relacionados