1432131029793

2255 palavras 10 páginas
Acessibilidade consiste na possibilidade de acesso a um lugar ou conjunto de lugares. Significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras, consiste também em ter acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio ou vídeo, para tanto adaptando todos os meios que a tecnologia permite.
Design Acessível x Design Universal-Quando pensamos em design acessível, voltamos os nossos esforços para a adaptação de algo para pessoas portadoras de necessidades especiais. Um exemplo simples, você tem um site construído, mas precisa agora prever a utilização por usuários daltônicos, tendo que adaptar a sua interface já existente. Nesse caso, o design acessível, poderia propor a criação de um novo site voltado para esse público em especial. Já no caso do design universal, o intuito não é focar em uma necessidade especial, mas sim, tornar o design acessível para a maior quantidade possível de pessoas.
O Design UniversalPor Mauro Adriano Müller-O termo Design Universal foi utilizado pela primeira vez nos anos 70, pelo norte-americano Ronald Mace, um arquiteto cadeirante. Naquele momento, o termo foi relacionado apenas à arquitetura, mas com o passar dos anos e a sempre crescente evolução tecnológica, ampliou-se a utilização do termo nos campos de desenvolvimento de produtos de consumo, além de produtos de telecomunicação e de tecnologia da informação. Segundo a definição do Center for Universal Design (North Caroline State University, EUA), o propósito do Design Universal é gerar ambientes, produtos, serviços, programas e tecnologias acessíveis de forma a atender o maior número de pessoas, na maior extensão possível, sem a necessidade de adaptação ou design especializado. Também conhecido como

Relacionados