1431431439823

849 palavras 4 páginas
Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal

Disciplina: Urgência e Emergência em Centros de Estética
Prof.ª:
Silvia Paulino Ribeiro Albanese
Aula:
Suporte Básico de Vida
Bloco curricular: Estética e Saúde Capilar
Aula Atividade

Orientações:
Caro Aluno, segue abaixo uma atividade da nossa primeira teleaula que abordou o Suporte Básico de Vida. Em duplas, leiam o texto abaixo, discutam e respondam às seguintes perguntas:

1. Explique o que é uma parada cardiorrespiratória súbita.

2. Qual a justificativa da American Heart Association quando orienta os leigo que não se sentem seguros em realizar ventilações a manter apenas compressões cardíacas?

3. Explique o objetivo da simplificação das ações de RCP para leigos.

4. Qual fato popularizou o defibrilador externo automático no Brasil?

Diretrizes de RCP aumentam os requisitos de especialização para profissionais de saúde e simplificam o ensino para os leigos atenderem vítimas de parada cardíaca

Com cerca de 17 milhões de óbitos/ano, as doenças cardiovasculares causam um terço das mortes em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 400 mil vítimas fatais anualmente, uma das principais causas de mortalidade da população. Grande parte é vitimada pela parada súbita do coração, quando a pessoa está caminhando nas ruas, falando ao telefone, assistindo à televisão ou simplesmente trabalhando e subitamente colapsa.
Especialistas defendem que a vida de parte destas vítimas poderia ser salva com procedimentos de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) e o uso
UNOPAR VIRTUAL

Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal

do desfibrilador, equipamento capaz de reverter a parada cardíaca.
Recomendadas a partir de um consenso médico-científico sobre as manobras e técnicas mais apropriadas para a ressuscitação, desde 2000 as diretrizes são publicadas em âmbito internacional e permitem melhorar as chances de sobrevivência das vítimas de parada súbita do coração.
No entanto, as diretrizes não são definitivas e estão sempre

Relacionados