1430916974

4850 palavras 20 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
NUTRIÇÃO

ANSELMO DE ALMEIDA SANTOS

AVALIAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR RELACIONADA AO DESMAME PRECOCE NA CIDADE DE BONITO-BA

Salvador
2014
ANSELMO DE ALMEIDA SANTOS

AVALIAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR RELACIONADA AO DESMAME PRECOCE NA CIDADE DE BONITO-BA

Projeto apresentado à disciplina Laboratório de Síntese do curso de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), como requisito parcial de avaliação sob orientação do professor Natanael Moura.

Salvador 2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
Existe um consenso com relação aos benefícios do aleitamento materno na proteção de crianças na fase complementar. Nas populações menos favorecidas, a decisão de uma mãe não amamentar seu filho, nos primeiros meses de vida, pode interferir na saúde e vida da criança (Silva,1999). No aleitamento materno exclusivo, o risco da morte chega a ser dezesseis vezes menor nas crianças não amamentadas (Victoria, 1992).
A partir da constatação do efeito protetor do aleitamento materno, a prática do mesmo resulta em menor incidência de doenças próprias da infância, tais como: a diarreia, as infecções respiratórias, as meningites bacterianas, otites médias, infecções urinárias, diabetes mellitus e as doenças digestivas crônicas alem de outras doenças crônicas não transmissíveis. O Brasil vem buscando um incremento da prevalência da amamentação, a exemplo de todo o mundo (Rea, 1998).
Em 1990, o Brasil participou de um encontro em Florença, Itália (Spedale Degli Innocenti) promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), buscando mecanismos e ações que pudessem ser desenvolvidos para proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno. (WHO/UNICEF, 1990). No referido encontro foi idealizada a “INICIATIVA HOSPITAL

Relacionados