1429024505707

3391 palavras 14 páginas
CRISTIANISMO: História e
Expansão

O Cristianismo permanece sendo a maior e mais influente religião do mundo. A fundação da religião cristã é demarcada pela vida e obra de
Jesus Cristo. Jesus, que é considerado pelos cristãos como o próprio Deus encarnado, dividiu a história humana, a ponto do calendário ocidental se referir a fatos históricos utilizando a abreviatura antes ou depois de Cristo (a.C. ou d.C.)

INRI – Iesous Nazarenus Rex Ioudorum

Importância
• A importância do Cristianismo, especialmente na construção do mundo ocidental como o conhecemos hoje, é inquestionável, sendo sua influência não só sentida em aspectos religiosos mas também políticos, sociais, culturais, ético-morais entre outros. Nesse capítulo, portanto, será descrita a origem dessa religião bem como o seu processo de expansão e fortalecimento, numa abordagem mais historiográfica do tema.

História
• O contexto na Palestina
• Depois da época dos reis Davi e Salomão, Israel entrou em decadência. Das doze tribos originais, só restavam duas: Judá e Benjamim. As outras haviam sido extintas desde 722 a.C. As duas tribos restantes, por sua vez, foram submetidas, sucessivamente, aos impérios babilônico, persa, grego e, em 63 a.C., reduzidas a províncias romanas. No decorrer desses fatos, os judeus continuaram a ter esperança que um novo rei ou messias, da linhagem de Davi, haveria de vir.

História (Cont.)
• Acrescenta-se ao quadro da época uma condição econômica desfavorável. A saída era buscar fora da
Palestina os mecanismos necessários para a sobrevivência. Era a diáspora que perdurava desde o cativeiro babilônico (587-539 a.C.). O desejo, com certeza, de estarem novamente juntos na mesma terra não tinha desaparecido entre os judeus.
• Desfavorável ainda era a presença de Herodes como rei.
Embora semita, era visto como uma extensão do poder imperial romano que governava com mão de ferro.
Imperdoável para o judeu foi a destruição do templo que
Herodes promoveu na conquista de Jerusalém.

Relacionados