1427918299923

1646 palavras 7 páginas
Gestão Empresarial
Daniel Lima
Delocir Stoltenberg
Flávio Dubiel
Franquiel Noronha
Jessica Mauzolf

CONTROLAR

Controle
Conceito 1

A essência do controle reside na verificação se a atividade controlada esta ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados .
O controle consiste fundamentalmente em um processo que gera uma atividade exercida para um fim previamente determinado. Idalberto Chiavenato (2004)

Controle Conceito 2
No processo de administração, o processo de controle não tem o significado popular de fiscalização, o controle é o processo de produzir e usar para tomar decisões, sobre a execução e atividades e sobre os objetivos.
Controlar, em essência, é o processo de tomar decisões que tem por finalidade manter um sistema na direção de um objetivo, com base em informações continuas sobre as atividades do próprio sistema e sobre o objetivo. Antonio Cesar Amaru Maximiano- Introdução à
Administração (2011).

Controle Interno
Conceito 3
Controles internos são processos operados pelo conselho de administração, desenhado para fornecer segurança razoável quanto à consecução de objetivos nas seguintes categorias;
a) Confiabilidade de informações financeiras;
b) Obediência às leis e regulamentos aplicáveis;
c) Eficácia e eficiência de operações.

Boynton, johnson e kell (2002)

Conceito.
Conceito 4

Controlar; “Estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim de se garantir a execução do planejado e a correção de possíveis desvios“

ARAÚJO, (2004).

Interpretações:
Chiavenato - A finalidade do controle é assegurar que os resultados do que já foi planejado, organizado e dirigido para que se ajustem tanto quanto o quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos .
Maximiano - Para controlar, preciso sabe o que ser controlado. A definição e o conhecimento de padrões de controle permitem avaliar de forma eficaz o desempenho e tomar Decisões corretas. Porém, o
autor

Relacionados