1427216389005

447 palavras 2 páginas
Fórum: “RELAÇÕES DO FENÔMENO RELIGIOSO COM A CULTURA E SOCIEDADE” http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/03/filhos-de-santo-realizam-manifestacao-contra-intolerancia-religiosa.html Filhos de santo realizam manifestação contra intolerância religiosa Seguidores da religião como candomblé e umbanda, realizaram uma manifestação em frente ao Ministério Público Federal do Estado da Bahia, na tarde do dia 23/03/15. O grupo de filhos de santo encaminhou uma carta pedindo uma investigação quanto a participações de integrantes da Igreja Universal, acusados de intolerância religiosa, conhecidos como gladiadores do altar.
A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de extrema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam à vida de um determinado grupo que tem em comum certas crenças.
As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal.
O Brasil é mundialmente reconhecido como um país cuja sociedade tem como características naturais à tolerância e o respeito à diversidade. Aqui, no imaginário popular, todas as pessoas se relacionam com simpatia, com amizade e sem essa história de discriminação. Entretanto, quem observa com um pouco mais de cuidado as relações sociais em nosso país acaba percebendo que a realidade não é bem esta.
É justo reconhecer que os brasileiros têm uma receptividade ao novo que não é tão comum a outros povos. Mas infelizmente, para com aquelas pessoas que vivem diariamente sob o mesmo céu, muitos dos nossos não costumam ter as mesmas atitudes que têm em relação aos “estrangeiros” – ainda mais se a pessoa ou grupo em questão tiver costumes e crenças diferentes dos seus.
A meu ver, sobre a religião de matriz africana: apesar de a sociedade brasileira ser composta por

Relacionados