142651750531

2423 palavras 10 páginas
Fundamendos de Hitória do Direito Sítese
O direito nas sociedades primitivas
Direito e sociedade no oriente antigo: Mesopotâmia e Egito
O direito grego antigo
A instituição da família em A Cidade Antiga

introdução

este trabalho aborda os capítulos “ O direito nas sociedades primitivas, Direito e sociedade no oriente antigo: Mesopotamia e Egito , O direito grego antigo e A instituição da familia em a cidade antiga” do livro “Fundamentos de Historia do Direito” de Antonio Carlos Wolkmer organizador que tem como objetivo nos dar informações atualizadas das fontes históricas de conhecimento jurídico . os capítulos estudados trata de nos explicar como surgiu a historia do direito .

O direito nas sociedades primitivas
Sabemos que toda e qualquer sociedade criam suas propias normas para que assim tenham um bom convívio , não era diferente no caso das sociedades primitivas por não terem o domino da escrita valorizam bastante os membros superiores que ditavam as regras a serem seguidas essa foi a forma que eles encontraram na época para manter a ordem , esse é um fator crucial para que a mesma perpetua regidos de normas.
Cada cultura cria suas própias maneiras de estabelecer normas, na pré-história por exemplo surgiu o aparecimento da escrita , e com isso veio os primeiros registros de normas e regras criados na época. Ressaltando que não só depende da escrita para que houvesse ordem, pois exemplos expressos no texto relata que o alcance de sociedades que não obtivera o domínio da escrita , tinha o mesmo ou ate melhor desenvolvimento quando se trata de ordem social.
A formação do direito nas sociedades baseava-se na origem da qual a surgiu , no caso da primitiva vem da origem familiar ou seja laços sanguíneos seus costumes vem da forma em que vive , isso inclui os costumes de cada clãs seja ele de qualquer gênero.
As sociedades primitivas baseava-se muito

Relacionados