1426115301-16

2750 palavras 11 páginas
A importância do brincar para o desenvolvimento infantil
Deisi V. Fernandes
O brincar, o lúdico e o faz de conta, são primordiais na infância, brincar traduz a forma como a criança interpreta e assimila o mundo, os objetos, a cultura, as relações e os afetos das pessoas. É através da brincadeira que a criança recria e interpreta o mundo em que vive e se relaciona com este mundo.
Para Piaget (1971), quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui.

No que se refere ao desenvolvimento infantil, o brincar é um dos assuntos mais importantes de se tratar, pois é realmente uma das coisas mais importantes na vida da criança.

O brincar não é uma simples recreação ou passatempo, mas a forma mais completa que a criança tem de se comunicar consigo mesma e com o mundo. É na magia do brinquedo que ela desenvolve a auto-estima, a imaginação, a confiança, o controle, a criatividade, a cooperação, o relacionamento interpessoal.

De acordo com Vygotsky, o brincar tem sua origem na situação imaginária criada pela criança, em que desejos irrealizáveis podem ser realizados, com a função de reduzir a tensão e, ao mesmo tempo, para construir uma maneira de acomodação a conflitos e frustrações da vida real.

É necessário que a criança brinque para expressar suas fantasias, seus desejos, suas experiências, pois no mundo do faz de conta é possível destruir o que incomoda, sejam pessoas ou situações, e reconstruí-los novamente, colocando-se no mundo externo a própria realidade interna, sem danos e culpas inadequadas; para dominar as suas angústias e os seus medos provenientes de fantasias mescladas, muitas vezes com a realidade; para exprimir sua natural agressividade, de forma tranquila e segura, de modo socialmente aceito; para estabelecer e desenvolver a sociabilidade; para aumentar suas experiências e aprender que é permitido

Relacionados