1426012904970

549 palavras 3 páginas
Pesquisa Social e Oficina de Formação.

Rodrigo Eduardo Zambon

Aula 4

Assistente Social
Especialista em Comunicação Popular e Comunitária
Mestre em Educação

Pontos finais para a produção da pesquisa social

Resumo da Aula
Nesta aula vamos refletir acerca dos pontos importantes para finalização da pesquisa social.

Identidade e subjetividade
Fazer pesquisa qualitativa remete, necessariamente, considerar a subjetividade do pesquisador em todo o processo investigativo... sem, no entanto, caracterizar seus resultados como não científico.
Livro da Disciplina

Objetivo da aula 4
Refletir e acerca dos pontos finais para finalização da pesquisa social.

Identidade e subjetividade
Com este sentido, é imprescindível que o pesquisador reconheça a necessidade de elucidação quanto aos procedimentos metodológico, presente desde os primeiros passos, ... satisfazendo os objetivos elencados e, permitindo que o pressuposto investigativo seja colocado à prova.
Livro da Disciplina

1

Identidade e subjetividade
Além disso, considerar que, nas Ciências humanosociais seu objeto possui um caráter histórico, ... significando que nunca as coisas 'são' definitivas, mas 'estão' sempre em transição. Ou seja, é um processo do vir-a-ser, inacabado e inacabável, permitindo a superação e o aperfeiçoamento.
Livro da Disciplina

Identidade e subjetividade
A ideologia é parte intrínseca do objeto das ciências sociais. Não existe um resultado natural, físico de pesquisa, que não seja feito em contexto histórico especifico e com fins ideológicos. Não existe inocência!
Livro da Disciplina

Pesquisa Social
O investigador é capaz de produzir diversos tipos de conhecimentos e saberes, a partir da reflexão, da problematização, do raciocínio, decisão e o agir.
Tal condição o faz interacional, ou seja, interage em um contexto de múltiplas relações nas quais pode construir representações deste mundo.

Identidade e subjetividade
A ideologia é parte intrínseca do objeto das ciências sociais. Não existe um

Relacionados