1425667948805 1

1711 palavras 7 páginas
Oficina de formação:
Projeto de intervenção

Amanda Boza G. Carvalho

Aula 1

Assistente Social
Mestre em Política Social e Serviço Social

A elaboração do projeto de intervenção

Atividade em Sala
O que essa imagem representa para você e qual relação podemos estabelecer com a intervenção profissional? Planos, Programas e Projetos
Definições:
Planos: quando o documento se refere ao sistema enfocado por inteiro. Contorna as linhas gerais do sistema, corresponde às grandes linha políticas, suas estratégias, suas diretrizes e direciona as responsabilidades. No plano são tomadas as referências para a formulação de programas e projetos para estudos setoriais e/ou regionais. Tem maior âmbito de abrangência e menor nível de detalhamento. Planos, Programas e Projetos

Planos, Programas e Projetos

Definições:
Programas: é o documento que detalha o plano, por setor, a política, as diretrizes e medidas instrumentais. Configura-se num desdobramento do plano, no qual os seus objetivos setoriais serão os objetivos gerais do programa. Destina-se a um setor ou a uma área do sistema.

Definições:
Projetos: é a unidade elementar do processo de tomada de decisões. Detêm-se no detalhamento das alternativas de intervenção escolhidas. No projeto, é menor o âmbito de abrangência e maior o nível de detalhamento.

1

Atividade em Sala

Cite exemplos de planos, programas e projetos que você conheça.

Ciclo de vida de um projeto
Embora cada projeto tenha características diferentes, pode-se pensar o seu ciclo de vida como tendo quatro fases distintas:
1. Elaboração: é o momento da identificação do problema, definição dos objetivos, programação das atividades e confecção da proposta técnica do projeto.

Ciclo de vida de um projeto
3. Realização: é o período quando as atividades previstas são realizadas e acompanhadas, de acordo com o planejado. Por vezes, é necessário alterar a programação em razão de fatos não previstos.
4. Encerramento: ao término do projeto é preciso analisar
seus

Relacionados