1424959566086

984 palavras 4 páginas
Funções essenciais de gestão: 6 - controlar
Prof. Rodrigo von Mengden Tomasi

“Controlar é monitorar as atividades e ações do planejamento para verificar se o programado está sendo feito no tempo, por quem de direito e na forma adequada, de forma a reduzir ao mínimo o grau de incerteza de que os objetivos e metas da empresa serão alcançados.” (Hitt et al., 2002)
2

Funções de controle






observar, mensurar, monitorar as atividades da empresa em seu ambiente; verificar possíveis desvios relativamente aos objetivos, metas, planos de ação e desempenho das funções da organização; atuar corretivamente tomando as decisões necessárias em tempo hábil no sentido de garantir o atingimento dos objetivos empresariais 3

Quem exerce o controle
Antigamente os gestores eram os únicos responsáveis pelo controle.
Hoje, todos são controladores.
Pois todos zelam pelo cumprimento dos objetivos e metas e pela realização das ações que os garantam. Os funcionários fazem o automonitoramento e a autocorreção, naturalmente.

4

Falta de controle
A falta de controle aumenta o grau de incerteza em relação ao atingimento dos objetivos e metas e o grau de risco. Por quê?
Por que anula todas as vantagens competitivas conseguidas pelas funções essenciais anteriores. Ausência de controle, controle deficiente ou insuficiente, longe de ser exceção, é bem mais comum do que se poderia esperar.
5

Crescimento e lucro
Crescer e dar lucro aos seus acionistas e investidores, pelo sucesso no mercado e satisfação dos consumidores é afinal o objetivo maior e universal da empresa.
Por isto dificilmente uma empresa não apresenta controles financeiros, entre eles:
Balanço,

Demonstrativos de lucros e perdas

Análise dos índices financeiros: RSI,
Rotatividade, etc...


6

Ferramentas de controle

Como principal ferramenta de Controle temos o TQC ou Total Quality Control - Controle de Qualidade Total, é um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao

Relacionados