1424436223229

1053 palavras 5 páginas
Sociedade, Educação e Cultura

A educação é o elemento da vida social responsável pela organização dos indivíduos na vida cotidiana, pelo desenvolvimento de suas personalidades e pela garantia da sobrevivência e do funcionamento das próprias coletividades humanas (Alberto Tosi Rodrigues).

Aula 1

Sociologia da educação:
Emile Durkheim e a Educação

Olhar a educação do ponto de vista sociológico é compreender que se a pedagogia é o fundamento das práticas educacionais, as crenças, os valores e as normas sociais são os fundamentos da pedagogia” (Alberto Tosi Rodrigues).

1

Atividade em sala

A essência do homem

Observe a charge abaixo: Qual a diferença entre as duas épocas e por que motivo esta diferença existe?

Adapta a natureza a si

Processo histórico HOMEM

Sua essência não é uma dádiva divina

Sua essência é autoconstruída Uma ciência para estudar a vida em sociedade
A Sociologia – ciência da sociedade – surge no século XIX, fruto de um processo histórico que levou à consolidação de um novo modo de produção e de uma nova forma de conceber a sociedade.
Segundo Giddens (2005), os pensadores do século
XIX tentaram compreender as potencialidades e consequências daquele momento.

Sociologia da Educação?
Como acontece em qualquer ciência, os métodos sociológicos podem ser aplicados à investigação e à explicação de qualquer fenômeno social particular sem que, por isso, se deva admitir a existência de uma disciplina especial, com objeto e problemas próprios!...
Sob outros aspectos, o uso mais ou menos livre de tais expressões [como Sociologia da Educação] facilita a identificação do teor das contribuições, simplificando, assim, as relações do autor com o público. Isto parece ser suficiente para justificar o emprego delas, já que carecem de sentido lógico os intentos de subdividir, indefinidamente, os campos da Sociologia”
(FERNANDES, 1971, p. 30).

Os clássicos da Sociologia
Augusto Comte
Inventor da palavra “Sociologia”

Relacionados