1424286154089 4

851 palavras 4 páginas
Ciências Biológicas
Disciplinas:

1. Diversidade Biológica
2. Citologia
3. Morfofisiologia Animal I
4. Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia
Seminário da Prática III

Professores:

Tiago H. S. Garbim, Gabriel M. D. Souza, Priscila Cassolla, Andréia de F. Zompero

Semestre:

2º e 3º

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Caro Aluno,
A Produção Textual Interdisciplinar tem o propósito de integrar conteúdos e saberes das disciplinas ofertadas no semestre, tendo o objetivo de refletir sobre os conteúdos de cada área do conhecimento, possibilitando uma compreensão do todo.
Assim, sugerimos uma atividade que, ao ser desenvolvida, deverá intermediar o eixo integrador do semestre.

Eixo integrador: Estudos da célula: adaptações para evolução.

PROPOSTA DE TRABALHO
Objetivo:
Baseado nos conhecimentos adquiridos com as disciplinas, elaborar uma proposta para educação básica acerca dos componentes celulares e adaptações da célula. O objetivo central é a montagem de um plano de aula que contenha a proposta para a elaboração de alguma atividade que otimize o processo de aprendizagem dos alunos acerca do tema.

UNOPAR VIRTUAL

Ciências Biológicas
CONTEXTUALIZAÇÃO
Quando avaliamos a diversidade biológica, quanto ao tipo celular, classificamos os seres vivos em dois grupos: os procariontes, que são organismos simples unicelulares, e os eucariontes, que possuem organização intracelular complexa e que podem ser unicelulares ou pluricelulares.
As células procariontes apresentam uma estrutura celular simples, pois são caracterizadas pela ausência de estruturas membranosas em seu interior, isto é, as macromoléculas ficam dispersas no citoplasma. Assim, os componentes intracelulares responsáveis por diferentes processos estão presentes no mesmo espaço.
Quando falamos em eucariontes, nos referimos aos organismos formados por células “mais elaboradas”, compartimentalizadas pelas membranas internas que organizam os componentes intracelulares em compartimentos (organelas) responsáveis
por

Relacionados