1423679600266

445 palavras 2 páginas
Serviço Social
Disciplina:

Estatística e indicadores sociais
Economia politica
Psicologia social
Fundamentos hist. Teóricos do ssoc. II

Tema:

Construir um diagnóstico da problemática social local e a importância dos indicadores sociais diante dos processos históricos das políticas sociais brasileiras

Semestres:

2º e 3º Flex

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
Objetivo da Atividade:
Proporcionar a observação, reflexão e registro dos processos históricos de enfrentamento das expressões da questão social na realidade social local/regional.

Orientações:
Caro Aluno,
Construa um texto amparando suas reflexões a luz dos conteúdos ofertados nas disciplinas, no material didático, textos e demais referenciais indicados pelos professores no trabalho individual.
a) Elaborar uma caracterização do município/regional com os principais indicadores sociais, como: número de habitantes, área geográfica, posição geográfica, Índice de Desenvolvimento Social – IDH. Relacionar os principais indicadores da educação, à expectativa de vida e à saúde. Estabelecer relação dos fatores econômicos como trabalho e renda, correlacionando com uma das políticas elencadas no item b abaixo.

b) Eleja uma política social das elencadas:
• Assistência Social.
• Saúde.
• Educação.
UNOPAR VIRTUAL

Serviço Social
• Habitação.


Outros (organizar no Polo para que cada grupo escolha uma das políticas, que elas não sejam repetidas, assim oportunizará aos alunos o conhecimento das diversidades diante da realidade social).

c) Busque junto aos órgãos representantes do aparelho estatal municipal
(prefeitura, subprefeitura etc.) e seus respectivos endereços eletrônicos dados estatísticos sobre: população total e seu perfil, órgão responsável pela temática da política que elegeu para pesquisar, equipamentos à disposição da população de acordo com a política escolhida (ex.: Política de educação; número de escolas, número de profissionais, número de unidades de educação infantil entre outros dados)

TRABALHO

Relacionados