142134030310

1008 palavras 5 páginas
Abundância

Significado: Grande quantidade: provisões em abundância.
Riqueza, fartura: viver na abundância.
Principais Óxidos e suas utilizações:
Peróxidos: na indústria são usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos, polpa de celulose, etc. Para essas utilizações sua concentração é superior a 30% de peróxido de hidrogênio. A solução aquosa com concentração de 3% de peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, é usada como antisséptico e algumas pessoas a utilizam para a descoloração de pelos e cabelos.
Dióxido de silício O composto químico dióxido de silício, também conhecido como sílica, é o óxido de silício cuja fórmula química é SiO2. Em seu estado natural pode ser encontrado em diversas formas diferentes. Possui 17 formas cristalinas distintas, entre elas o quartzo, o topázio e a ametista.
O Quartzo Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica. O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças. São classificados como óxidos ácidos.
A sílica é o principal componente da areia e a principal matéria prima para o vidro. Também é usado na fabricação de cimento Portland.
É um dos óxidos mais abundantes na crosta terrestre. Ocorre na forma de pedra, areia, quartzo, etc.
Sílica fundida é produzida em fornos de arco, de plasma ou outros tipos. Pode ter pureza de até 99,9% de SiO2. Usada principalmente na indústria eletroeletrônica.
A Crosta, Terrestre é a camada superficial do planeta que fica exposta à atmosfera. O oxigênio, o silício e o alumínio são os mais abundantes, e constituem cerca de 80% da crosta terrestre. Confira os 10 elementos mais abundantes na crosta do nosso planeta:

Óxido de Cálcio (CaO) --> Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.

Óxido Nitroso (N2O): Conhecido como

Relacionados