141711210531

370 palavras 2 páginas
Aluna: Adjeane Santos de Jesus
Medicina Veterinária Turma: RN2 Noturno
Resumo: DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS
O autor inicia o livro falando sobre uma crise de identidade causada no final das ciências no final do século dezenove, analisando vários aspectos das ciências naturais ciências sociais. O objetivo de Boaventura é nos mostrar a evolução do pensamento cientifico.
O autor questiona sobre o que é a verdade e a necessidade de se voltar às coisas simples, e a capacidade de formular perguntas simples. Perguntas como “há alguma relação entre a ciência e a virtude?”, “o progresso das ciências e das artes contribuirá para purificar ou para cor­ romper os nossos costumes?” e “Contribuirá a ciência para diminuir o fosso crescente na nossa sociedade entre o que se é e o que se aparenta ser, o saber dizer e o saber fazer, entre a teoria e a prática?”.
O paradigma dominante

Inglaterra, França e Cuba.
No Estados Unidos não há um sistema único de saúde pública, o que predomina são os vários planos de saúde, quetem como único objetivo o lucro das companhias e do próprio governo. Planos que grande parte da população não tem condições de pagar e, os que são conveniados têm sérias dificuldades para utilizar osseus benefícios quando este põe em risco o rendimento da companhia. Também há dificuldade para possuir um plano de saúde, já que é necessário se enquadrar em um determinado perfil, no qual são listadasa faixa etária, peso, sexo e como já não bastasse tudo isso, o indivíduo ainda não pode possuir nenhum tipo de doença, o que soa irônico por se tratar de um plano de saúde. A universalização dasaúde proposta por Hillary Clinton não foi aprovada no congresso americano devido ao lobby dos planos e seguros de saúde e da indústria farmacêutica, julgando que isso pioraria a atenção a saúdeamericana e que não era possível. Os médicos americanos posicionaram-se contra a universalização da saúde, uma vez que os honorários cairiam, a carga de trabalho aumentaria, a

Relacionados