141421620221

3402 palavras 14 páginas
INTRODUÇÃO

A análise de Ponto de Equilíbrio é um instrumento utilizado para fazer estimativa de decisões de investimento que podem ser avaliados a partir de comparações com outros investimentos, pois em sua análise o Ponto de Equilíbrio, compara a receita total de um investimento com o seu custo total e assim promove parâmetros para comparações entre os investimentos.
O Ponto de Equilíbrio é uma ferramenta útil para auxiliar as análises de alterações nos preços de venda e suas implicações junto às quantidades que devem ser transacionadas, ou seja, ele demonstra quais serão as condições ou implicações para que as alterações nos preços sejam lucrativas.
A grande vantagem do uso dos conceitos da Contabilidade é em função da simplicidade, facilidade e agilidade que se tem na manipulação dos dados financeiros e não financeiros, tornando possível a sua aplicação em vários segmentos da organização na busca de informações para auxiliar a sua gestão.
Uma das informações contempladas pela Contabilidade é o ponto de equilíbrio, sendo este o objetivo deste trabalho mostrar sua importância, através da abordagem de seus conceitos, tipos, objetivos e limitações.

PONTO DE EQUILÍBRIO
GASTOS TOTAIS
RECEITAS
=

2 PONTO DE EQUILÍBRIO

O “ponto de equilíbrio é o nível de atividade em que as receitas totais e os custos totais se igualam, ou seja, é o nível de atividade no qual o lucro é igual a zero”. (CARDOSO, MÁRIO, AQUINO, 2007, p. 127).
Para Eliseu Martins (2008, p. 257),

o Ponto de Equilíbrio (também denominado Ponto de Ruptura – Break-even Point) nasce da conjugação dos Custos e Despesas Totais com as Receitas Totais. Estas, numa economia de mercado, têm uma representação macroeconômica também não linear; isto é para o mercado como um todo – de computadores, por exemplo -, tende a haver uma inclinação para menos, já que cada unidade adicional tenderia a ser capaz de produzir menor receita.

Este parâmetro determina o ponto em que a empresa equilibra custos

Relacionados

  • 141421620221
    8987 palavras | 36 páginas