1414005169534 5

3267 palavras 14 páginas
ANA PATRÍCIA DE MELO SOARES
LEONILDA FRANCISCA DE FRAGA
LUZIANA NICOLAU DA CUNHA
LUIZ MIGUEL DA SILVA
ROSECLEIDE VENTURA DA SILVA

ÉTICA E PLANEJAMENTO

ANA PATRÍCIA DE MELO SOARES
LEONILDA FRANCISCA DE FRAGA
LUZIANA NICOLAU DA CUNHA
LUIZ MIGUEL DA SILVA
ROSECLEIDE VENTURA DA SILVA

ÉTICA E PLANEJAMENTO

Trabalho apresentado ao Programa de Graduação em Serviço Social da UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de nota das disciplinas: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social III; Ética Profissional em Serviço Social; Fundamentos das Políticas Sociais e Políticas Sociais; Administração e Planejamento em Serviço Social; Seminário Interdisciplinar IV.

Orientadores: Paulo Sérgio Aragão; Clarice Kernkamp; Maria Lucimar Pereira; Rosane Malvezzi.

PAULISTA 2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
LEI FEDERAL Nº 8662/93
PLANEJAMENTO NA ÁREA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
CONSIDERAÇÕES FINAIS
BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO Mas, afinal, o que é o Projeto ético-político profissional do Serviço Social? Trata-se de uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais e coletivos em torno de uma determinada valoração ética que está intimamente vinculada a determinados projetos societários presentes na sociedade que se relacionam com os diversos projetos coletivos (profissionais ou não) em disputa na mesma sociedade.
Antes de qualquer coisa é preciso ter clareza da noção de projeto coletivo na medida em que o referido projeto ético-político existe como tal. Os projetos coletivos se relacionam com as diversas particularidades que envolvem os vários interesses sociais presentes numa determinada sociedade. Remetem-se ao gênero humano uma vez que, como projeções sócio-históricas particulares, vinculam-se aos interesses universais presentes no movimento da sociedade. Em outras palavras, os interesses particulares de determinados grupos sociais, como o dos assistentes sociais, não existem

Relacionados