141088620310

566 palavras 3 páginas
Pontos que serão avaliados no trabalho:

1. Utilização correta da norma culta da língua.
2. O texto deve ser coerente e coeso.
3. Respostas copiadas da internet, não serão aceitas e o trabalho anulado.
4. Trabalhos com respostas exatamente iguais serão anulados.
5. O trabalho pode ser feito individual ou em dupla.
6. O trabalho deverá ser digitado. Não serão aceitos trabalhos manuscritos.

1. Defina linguagem conotativa e denotativa. Exemplifique com um texto, charge, etc. Não se esqueça de colocar a fonte:(20 pontos)
R.: Linguagem Conotativa- Quando as palavras são utilizadas com um sentido diferente daquele que lhe é comum. Este recurso é muito explorado na Literatura, em letras de músicas, anúncios publicitários e conversas do dia-a-dia.
Exemplo de Conotação:
"Quem está na chuva é para se molhar" seria o mesmo que: "Quando alguém opta por uma determinada experiência, deve assumir todas as regras e as consequências decorrentes dessa experiência".
Linguagem Denotativa-Quando as palavras são utilizadas em seu sentido comum, conforme aparece no dicionário, onde o emissor busca informar da maneira mais objetiva possível ao receptor.
Exemplo de Denotação:
Notícia de Jornal de Stanislaw Ponte Preta: "João José Gualberto, vulgo Sorriso, foi preso na madrugada de ontem, no Beco da Felicidade, por ter assaltado a Casa Garson, de onde roubara um lote de discos. (…)”.

http://www.brasilescola.com/literatura/denotacao-conotacao.htm

2.Sobre as funções da linguagem aprendidas na unidade 1 identifique à função de linguagem predominante no texto abaixo e em seguida defina as características pertinentes à figura identificada. Justifique sua resposta. (20 pontos)

Disponível em http://curriculominimo1serieem.blogspot.com.br. Acesso em 28/08/2014.

RESPOSTA: Função metalinguística, pois a charge fala sobre o ato de desenhar desenhando, ou seja, utiliza o próprio código para explicá-lo.

3.Na unidade 2 foi abordada a importância da

Relacionados