140976270523

962 palavras 4 páginas
Universidade Estadua da Bahia
Discente:

1. Quanto ao tipo de talo, como podemos caracterizar as algas?
O talo é como a alga se organiza, de acordo, com a presença de estrutura celular, de locomoção, de agrupamento e de formato. Podem aparecer nas forma de cocóide isolado de vida livre, cocóide isolado de vida fixa, cocóide colonial, filamentoso simples, filamentoso ramificado e foliáceo

2. Defina os termos: cocóide, colônia, cenóbio, cenocítico.
Cocóide: Organismos não flagelados unicelulares e que apresentam morfologia circular.
Colônia: Grupo de células vivem e permanecem juntas como uma unidade
Cenóbio:Colônia que apresenta o número de células fixo antes de ser liberada da colônia parental; normalmente apresentam morfologia distinta. As células podem estar unidas de várias maneiras.
Cenocítico:Usado para descrever um organismo, ou parte deste, que é multinucleado. Os núcleos não são separados por paredes ou membranas. Também chamado sifonáceo ou sincicial

3. Qual a diferença entre Talo cenocítico e um sifonocladado ?
O cenocítico é um talo que possui uma grande célula multinuceada ( cenócito)- cariocinese não segue citocinese, célula cresce sem se dividir- formando sifão. E o sifonocladado é um talo composto por células multinucleada - cada célula pequeno cenócito.

4. Quais os tipos de reprodução assexuada relatados para as algas? Comente-se
Existem três tipos ; a divisão binária (comum nas formas unicelulares, que ocorrem à mitose para efetuar a divisão da célula.)a zoosporia( ocorre em algas multicelulares aquáticas. Cada zoósporo, dispersando-se pelo meio, é capaz de gerar nova alga); e frangmentação (sofrem rupturas e passam por multiplicações de suas células até originar talos completos.)

5. Compare os tipos de reprodução relatados para as algas com relação as vantagens e as desvantagens.
A divisão binária possui desvantagem no decrescimento que ocorre no decorrer das divisões, porém, algumas espécies

Relacionados