1409 FiloTecno 2015 1 10

760 palavras 4 páginas
Cibercondria1

O Merriam-Webster Online Dictionary define a hipocondria como “depressão extrema da mente ou do espírito, muitas vezes centrada em enfermidades físicas imaginárias”. Uma nova variação dessa doença é chamada cibercondria, que é a hipocondria agravada pela leitura a respeito dessas enfermidades imaginárias na Internet.
Uma matéria do ABC News informou: “Com o acesso à Internet ao alcance dos dedos de quase todos, tentar encontrar a causa de uma dor de cabeça ou dor muscular pode estar à distância de apenas alguns toques de tecla. De acordo com um estudo do Pew Internet, mais de 7 milhões de americanos se conectam todos os dias para pesquisar informações médicas ou de saúde.”
A matéria do ABC News cita o CEO Brian Fallon, da Columbia University, que afirma que noventa por cento dos hipocondríacos com acesso à Internet se tornam cibercondría­cos. Segundo ele, trata-se de uma progressão natural. “A cibercondria pode ser uma doen­ça terrível, devastadora, no sentido de que o indivíduo não se concentra em nada além da verificação de seus sintomas na Internet, e isso destrói suas vidas”, disse ele.
A Internet pode estar fornecendo “demais de uma coisa boa”, no que se refere às infor­mações sobre doenças. Antigamente, pessoas hipocondríacas podiam ler sobre sintomas em revistas e imaginar-se com aqueles sintomas, mas, com a Internet, elas agora têm aces­so a milhares de descrições de doenças apenas com o clique de um mouse. Existe ainda um problema adicional: nem todos esses sites são autorizados. Os cibercondríacos podem, com efeito, acabar permitindo que esses sites realizem um diagnóstico para eles, em vez de visitarem seu médico pessoal.

Dependência da internet

Diz-se em tom de brincadeira que existe uma semelhança entre tecnólogos de compu­tação e vendedores de drogas, pois ambos se referem aos seus clientes como “usuários”.
Muitos argumentariam que a dependência de Internet não é de fato um vício, como o de drogas. Contudo, vício ou não, a

Relacionados