1406151901990

11503 palavras 47 páginas
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL: POLÍTICAS PÚBLICAS, REDES E DEFESA DE DIREITOS.

edineide de jesus novais silva

“Mobilizar o idoso a conquistar uma velhice feliz, é um dever de todos.”

Brumado 2014

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL: POLÍTICAS PÚBLICAS, REDES E DEFESA DE DIREITOS.

edineide de jesus novais silva

“Mobilizar o idoso a conquistar uma velhice feliz, é um dever de todos.”

Trabalho apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Tutora Eletrônica: Alexsandra Aparecida de Jesus Moreira Cortês.

Brumado
2014
INTRODUÇÃO

No Brasil se envelhece a grandes passos. As alterações na ativa populacional são claras, implacáveis e irreversíveis. No início do século XX, um brasileiro vivia em média 33 anos, ao passo que hoje a expectativa de vida dos brasileiros atinge os 68 anos. Observou-se no Brasil uma queda de 33% na fecundidade, a diminuição no ritmo de nascimento resulta, em médio prazo, no incremento proporcional da população idosa. Nesse mesmo período de 20 anos, a expectativa de vida aumentou em oito anos. Hoje, a população de idosos ultrapassa mais 15 milhões de brasileiros (VERAS 2003).
A concepção da velhice envolve sensações orgânicas que são percebidas e interpretadas de modo particular em relação às experiências pessoais de cada indivíduo. A terceira idade, uma das mais admiráveis etapas de nossa vida, atravessamos a infância, adolescência, idade madura e de repente “estamos” velhos, ou somos considerados pelas outras pessoas como velhos, mesmo sendo “velho” idoso continuamos a ser humano, assim sendo possui status de cidadão, cidadão com seus direitos e deveres e, por resultado, deve ser apreciado por todos os órgãos asseguradores da compostura humana aos brasileiros, sem distinção de classe, cor, idade ou sexo. Nunca antes na história da

Relacionados