1401472526709 1

1803 palavras 8 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca ações pedagógicas que obtiveram êxito na rede escolar de ensino de educação básica. Permite-nos uma reflexão frente a práticas pedagógicas realizadas por docentes de nossa rede de ensino local, possibilitando argumentações, discussões, debates e conclusões do papel e atuação do professor em sala de aula.

2 DESENVOLVIMENTO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia, localizada no município de chuvisca, assim como milhares de outras escolas do Brasil inteiro, vem aderindo a “Olimpíada da língua Portuguesa”, como forma de vivenciar e ensinar o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita tão necessárias para a formação plena do cidadão, preparando-os para entender a sociedade atual.
No ano de 2012 o tema “O lugar onde vivo”, despertou a atenção da professora Gabriela Mattos Paim Puschnerat, professora de língua portuguesa do 5º ano na Escola Santa Luzia. Segundo a professora o tema valoriza a integração das crianças e jovens com seu meio, e oportuniza aos discentes resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade.
Como a escola havia participado da edição anterior, a equipe diretiva, supervisão e professores, sabiam quão ricos era o material de apoio, a proposta e o desafio lançado. Dessa forma a professora lançou a proposta das Olimpíadas de Língua Portuguesa 2012, “O Lugar onde Vivo”, aos alunos do 5º ano, utilizando recursos de mídia e internet para envolvê-los, explicando o que era a Olimpíada e a influência positiva que traria aos alunos da rede municipal de ensino. Surgiram vários

Relacionados