140068690345

6330 palavras 26 páginas
180

Spíndola RA, Payão LMC, Bandini HHM

ABORDAGEM FONOAUDIOLÓGICA EM DESVIOS
FONOLÓGICOS FUNDAMENTADA NA HIERARQUIA DOS
TRAÇOS DISTINTIVOS E NA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Phonological awareness and hierarchy of distinctive features determine speech therapy for phonological deviations
Rafaela de Almeida Spíndola

(1)

, Luzia Miscow da Cruz Payão

(2)

, Heloísa Helena Motta Bandini

(3)

RESUMO
Objetivo: verificar a evolução do sistema fonológico alvo-adulto de crianças com desvio fonológico na faixa etária de 05 a 08 anos, estudantes de escola pública. Métodos: a partir da análise de gravações em áudio digital de amostra de fala espontânea, nomeação de gravuras e imitação de vocábulos que compõem um teste fonológico específico (ABFW), identificou-se os processos fonológicos atuantes.
Foi aplicado um programa de atividades estimulando as habilidades de consciência fonológica, tendo como base teórica da hierarquia dos traços distintivos. Resultados: todos os pacientes apresentaram evolução significativa após o término do programa, superando todos os processos fonológicos presentes e adquirindo os traços que estavam ausentes. Os pacientes ampliaram seu sistema fonológico à medida que melhoraram seu desempenho nas atividades de consciência fonológica. Conclusão: a abordagem fonoaudiológica de desvio fonológico baseada na hierarquia dos traços distintivos e na consciência fonológica favoreceu a superação de processos fonológicos e a evolução significativa do sistema fonológico dos pacientes.
DESCRITORES: Fonoterapia; Fonética; Fala; Linguagem n INTRODUÇÃO
O desvio fonológico é caracterizado por alterações que ocorrem na fala da criança, em que esta realizará uma produção inadequada dos fonemas, bem como o uso inadequado das regras fonológicas da língua 1.
Esse transtorno lingüístico é representado por crianças as quais apresentam alterações na produção da fala, na ausência de determinados fatores etiológicos como: dificuldade geral

Relacionados