1400082721776

1018 palavras 5 páginas
Questões propostas
1. Com base no texto e na disciplina de Introdução à Tecnologia em Segurança do Trabalho responda as questões que seguem:
a) Quais ações e medidas poderiam ser adotadas para evitar a explosão?
O encarregado da obra foi negligente ao ordenar que um funcionário contratado para fazer um determinado serviço substituísse outro em uma tarefa que não era sua, sendo que este funcionário não tinha conhecimento e tão pouco foi treinado para realizar o serviço, o encarregado deveria designar um funcionário com treinamento e experiência, que fosse apto para esse serviço tendo em vista o perigo que oferecia e também deveria fornecer equipamentos de proteção e segurança adequada ao trabalhador.
b) Com base nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, quais normas poderiam ser aplicadas para evitar a explosão? De que forma o tecnólogo poderia aplicar as referidas normas?
As normas que poderiam ser aplicadas para evitar a explosão seriam as NRs (NR 01, NR06, NR16, NR16). A NR 01 estabelece as Disposições Gerais, a NR 06 Equipamentos de Proteção Individual EPI, a NR 16 trata de Atividades de Ações Perigosas e a NR 19 trata-se de Explosivos. O tecnólogo poderia aplicar as normas referidas, fazendo reuniões, treinamentos para a aplicação das NRs, junto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA), e conscientizar os empregadores e empregados.
2) Na disciplina de Relações Interpessoais, você percebeu que a comunicação e os conflitos interferem e influenciam diretamente o sistema de gestão existente nas organizações e nas relações interpessoais. Assim, de acordo com o texto ´´Ordem Imprudente´´, responda:
a) Qual a responsabilidade do encarregado da obra no acidente ocorrido?
O encarregado teve uma atitude muito imprudente ao ordenar um serviço ao funcionário sem conhecimento algum sobre detonação de explosivos e sem proteção alguma, tendo em vista que era um

Relacionados