14 princípios básicos Tokuhama – Espinosa, 2008

Páginas: 7 (1545 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Bom dia todos!
Segue considerações conforme solicitado sobre 14 princípios básicos -Tokuhama – Espinosa, 2008
.
“a) estudantes aprendem melhor quando são altamente motivados do que quando não têm motivação;
Na área da psicologia, os comportamentalistas afirmam que, no processo de aprendizagem, os estímulos ao qual um indivíduo é confrontado e o comportamento que essa situação gera neleinterfere significamente, no seu processo de aprendizagem. Além disso, abordam a questão da proximidade entre motivação, recompensa e punição, sendo estas duas últimas, estímulos para motivar a continuidade de um comportamento ou extinção do mesmo. De acordo com Coll (2000) a motivação da aprendizagem é exatamente o incentivo que o aluno precisa ter para ir em busca do conhecimento. Sendo assim, éimportante que a motivação esteja sempre presente no ambiente escolar, para que sentimentos como elevação da auto-estima, curiosidade, busca pela descoberta, ânimo e interesse acompanhe o aluno no decorrer de sua vida, tornando sua aprendizagem natural, interativa e significativa.
b) stress impacta aprendizado;
Para Biaggio (apud Lipp) o stress ocorre quando ha sentimentos de ansiedade e medo,gerando uma forte sensação de ameaça. São muitos os fatores que podem ocasionar tal situação como problemas familiares, baixa autoestima, autoritarismo, etc. Guimarães apud Lipp constata que o estress é um estado de alta tensão que causa um desligamento interno do organismo de um indivíduo causando nele um desequilíbrio, acarretando tensão emocional, problemas no corpo e na mente. Todos esses fatoresprejudicam o processo de aprendizado do aluno.
c) ansiedade bloqueia oportunidades de aprendizado;
A ansiedade causa, dentre outros, o sentimedo de medo. Em termos neurobiológicos o medo é a memória do perigo. Quando um indivíduo se encontra nesta situação o cérebro revive constantemente essa memória, impossibilitando a manifestação de sentimentos como calma e atenção. Manfred Sptizer afirma quea ansiedade libera substâncias químicas no cérebro que bloqueiam a aprendizagem. Quando isso ocorre com um aluno, seu comportamento e desenvolvimento em sala de aula fica totalmente comprometido. Sendo assim, mais uma vez podemos constatar como é importante que o ambiente em sala de aula seja agradável e calmo.

d) estados depressivos podem impedir aprendizado;
A depressão é um distúrbio queafeta a relação de um individuo com as pessoas e o ambiente que o cerca, levando essa pessoa a não conseguir se nutrir emocionalmente de maneira adequada, fazendo com que ela não encontre sentido nenhum nas coisas e situações presentes em seu dia dia (Marcelo, 2005). A falta de interesse e motivação ocasionam o mal desempenho escolar, pois o aluno não vê sentido em nada do que lhe é proposto. Nestecaso, uma ajuda e atuação psicopedagógica e familiar podem ajudar o aluno a superar tal situação.
e) o tom de voz de outras pessoas é rapidamente julgado no cérebro como ameaçador ou não-ameaçador;
As ciências cognitiva e neurológica afirmam que o cérebro representa as nossas experiências externas sentidas. É possível identificar no tom de voz de uma pessoa sua emoção. O modo de falar transmitemusicalidade e a variação de tom e ritimo (prosódia) gera emoções como exaltação, ameaça, confiança, medo, simpatia, repulsa, dentre outros. Essas emoções contribuem e interferem no processo de aprendizagem.
f) as faces das pessoas são julgadas quase que instantaneamente (i.e., intenções boas ou más);
Assim como a voz, a expressão facial transmite emoção. Uma expressão de rejeição, deboche e“pouco caso” tem interferência negativa e direta no desenvolvimento de um aluno em sala de aula. Essas expressões podem causar um sentimento de constrangimento, medo e insegurança no aluno fazendo com que ele tenha um baixo rendimento escolar. Já uma expressão facial que remeta a aprovação, satisfação e interesse pode servir de estímulo e motivação ao aluno que terá mais atenção, confiança e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • principios basicos
  • 14 Princípios", estabelecidos por deming
  • 14 PRINCÍPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
  • 14 Princípios de fayol
  • Os 14 princípios da administração
  • 14 PRINCIPIOS DE DEMING
  • os 14 principios de deming
  • OS 14 PRINCIPIOS DO STP

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!