139840030264

1558 palavras 7 páginas
MANOEL RICARDI NETO

Metaphor: no palco e na platéia

NPT - Núcleo de Psicologia do Trânsito
IARA THIELEN
Novembro - 2002
DINÂMICA METAPHOR

Obs.: relatório apresentado ao Núcleo de Psicologia do Trânsito como trabalho de conclusão de estágio de horas complementares de pesquisa. Segue a descrição de minha participação nas dinâmicas do Metaphor como participante e como aplicador das mesmas.

Como participante: Em princípio, quando me foi dado conhecer sobre a realização da dinâmica do Metaphor, fui, até certo ponto, indiferente. No entanto, à medida em que os "instrutores" foram explicando a forma de como a dinâmica se desenvolveria, o meu interesse foi sendo cativado. Em uma primeira "fotografia", vi a dinâmica como um jogo que continha como pano de fundo uma moral - esta ligada, obviamente, ao trânsito. Questionei as regras do jogo: no meu ingênuo entender, acreditava ser inviável trocar três vidas por sete fichas, uma vez que, segundo o que eu pensava, era preciso de nove fichas; mas, antes mesmo de a dinâmica terminar, eu me havia dado conta de que, na verdade, eram dadas apenas seis fichas, uma vez que uma era devolvida no momento da troca. Percebi que o pessoal da minha turma (primeiro ano) estava bastante envolvido e muitos levaram a sério a dinâmica de forma que procuraram assiduamente a solução para que todos sobrevivessem.

"_Você roubou a minha vida. Você é mau!"
Foi o que uma colega me disse. Daí em diante, percebemos que era implausível sobreviver vendo o outro perecendo. A nossa sobrevivência somente seria válida se pudéssemos contar a muitos que sobrevivemos, ou seja, somente seria válida se os outros também sobrevivessem. À medida em que a dinâmica desenrolava-se, o grupo tornava-se cada vez mais unido, uma vez que tínhamos um objetivo em comum: a sobrevivência geral. E graças às discussões e o empenho de muitos, todos obtiveram "vida". É interessante notar que, em um

Relacionados