139781370248

3137 palavras 13 páginas
Proposta pedagógica

O projeto pedagógico da instituição de Educação infantil prevê, em suas praticas de educação e cuidado, a integração entre os aspectos físicos, psicológicos, intelectual, lingüístico e social, considerando os direitos da criança.

Tem como função principal respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos e de suas famílias. Temos o propósito de fortalecer-nos mesmos, a postura humana e os valores aprendidos a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante das situações difíceis, a esperança. Queremos assim formar, seres humanos com dignidade, identidade e projeto de futuro.

Vivemos a época da “cultura de projeto” em nossa sociedade, onde as condutas de antecipação para prever e explorar o futuro faz parte do nosso presente. Essa influência do futuro sobre nossas adaptações cotidianas só faz sentido se o domínio que tentamos desenvolver sobre os diferentes espaços cumpre a função de melhorar as condições de vida do ser humano.

A escola observa, na forma de lei, o principio do pluralismo, de idéias e de concepções pedagógicas.
O Projeto pedagógico contempla na condução do seu dia a dia, os objetivos e finalidades entre outros:

1.Da existência da escola de Educação infantil é o desenvolvimento integral da criança até quatro anos de idade, complementando a ação da família e da comunidade. Cumpre um papel socializador, proporcionando o desenvolvimento da identidade das crianças por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação, respeito e afeto.
2.Educação significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, de respeito e de confiança, e o acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural, podendo assim auxiliar o

Relacionados