1395572222749294

3663 palavras 15 páginas
INFLUÊNCIA DA POLÍTICA MONETÁRIA NA FLUTUAÇÃO DO CÂMBIO
BRASILEIRO ENTRE 2000 E 2009
Francisco Roberto Fuentes Tavares de Lira
Rosana Paczyk

INTRODUÇÃO
Neste artigo busca-se verificar a influência da política monetária brasileira sobre a flutuação do câmbio no período compreendido entre 2000 e 2009. Assim, o estudo divide-se em cinco seções. Primeiro, definem-se os pressupostos que nortearam o estudo e, em seguida, comparam-se as taxas de juros básicas de economias selecionadas com a taxa do Brasil
(SELIC – Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), a fim de demonstrar o efeito que as disparidades dessas taxas têm sobre o câmbio.
Na terceira seção, é realizada a descrição histórica dos investimentos em carteira, para posteriormente, relacionar a conta financeira e de capitais com as transações correntes. Por fim, a última seção destina-se a comparar a evolução da taxa de juros brasileira de curto prazo com a taxa de câmbio.
1

PRESSUPOSTO
A determinação da taxa de câmbio é afetada essencialmente pela demanda e oferta de moeda

estrangeira na economia interna, o que influencia no valor da moeda doméstica, isto é, se a moeda nacional sofre apreciação (taxa de câmbio baixa) ou depreciação (taxa de câmbio elevada).
As forças que agem sobre o mercado de moeda estrangeira (divisas) referem-se às necessidades e expectativas dos agentes econômicos em relação às divisas, o que envolve atividades como a exportação e importação de produtos, além de serviços (tarifas, royalties, juros).
Mas conforme as relações econômicas foram se tornando mais complexas, os fluxos de capitais financeiros passaram a ter uma preponderância maior na determinação da taxa de câmbio.
A passagem de um regime de câmbio fixo para um flexível (ou administrado) representa claramente esta condição, na qual os ativos financeiros induziram a mudanças na forma de administrar o mercado de câmbio.
Num sistema de câmbio fixo, as autoridades econômicas possuem a capacidade de determinar o nível da taxa de

Relacionados