138914789042

2404 palavras 10 páginas
REPORTAGEM CONTEXTUALIZADA

II Parte

1. COMO FAZER

O planejamento, a partir da pauta, é fase essencial da boa reportagem. É o plano que vai dirigir a pesquisa de campo e orientar as ações futuras do trabalho, evitando perda de tempo.

Antigamente a pauta era uma "camisa de força" da qual o repórter não podia se desviar um milímetro. O repórter do grande texto precisa ter autonomia para reinventar a pauta quando for necessário. Às vezes o repórter faz uma longa viagem e se a pauta furar caberá a ele a iniciativa de criar outra adaptada ao contexto em que se encontra, comunicando ao editor. Naturalmente o jornal e os leitores esperam essa criatividade do jornalista.

Além de discutir a pauta com sua equipe, o repórter precisa contar com bom espírito de cooperação para trabalhar em grupo. Mesmo quando a reportagem exige um trabalho solitário de apuração, o repórter precisa contar com uma retaguarda na redação que vai desde o contato responsável pela liberação de recursos até a movimentação de fotógrafos, do Departamento de Arte ( que pode ir adiantando a ilustração da matéria ), o pessoal de pesquisa ( que vai buscando dados para completar a matéria se a publicação é urgente ) etc. O jornal é uma grande equipe e a função das chefias é fortalecer a cooperação interna.

Na hora de transformar as anotações no texto da grande matéria, o redator deverá seguir um novo planejamento, discutindo com o editor da área a melhor abordagem, o ângulo da matéria, os destaques principais, afinal, a isotopia do texto, o eixo em torno do qual ele vai girar. Fatos de última hora podem determinar alterações nos destaques principais, daí a importância da sintonia com os dirigentes da redação.

O moderno processo gráfico dá ao repórter e ao editor de arte possibilidades muito amplas de tratar a matéria visualmente para que tenha boa estética na página, agradando ao leitor não só pela forma da narrativa como

Relacionados