138910720337

4962 palavras 20 páginas
UNIDADE 1

Ética, Cidadania e Direitos
Humanos
Objetivos de aprendizagem compreender as diversas relações que o homem estabelece com o mundo, isto é, do cidadão com a cidade; perceber quais são os fundamentos éticos e políticos que norteiam o debate sobre cidadania e direitos humanos; esclarecer o que compreende a esfera pública e a esfera privada e qual a abrangência de nossa participação como cidadãos nessas esferas; conhecer algumas questões atuais e desafios sobre os direitos humanos.

Seções de estudo
Seção 1 Cidadania.
Seção 2 A esfera pública e a esfera privada.
Seção 3 Direitos humanos: atualidades e desafios.

1

Universidade do Sul de Santa Catarina

Para início de estudo
Quando falamos de cidadania, estamos falando do ser humano e de sua relação com outros seres humanos em sociedade. Por isso, nosso estudo se inicia com questões filosóficas que procuram apresentar quais são os fundamentos históricos da cidadania, ou seja, como se constitui a relação cidadão/cidade.
Você conhecerá também alguns problemas que norteiam o debate filosófico sobre a cidadania, por meio de questões que compreendam quais são nossos papéis enquanto cidadão, na esfera pública e na esfera privada. Portanto, esta unidade tem como foco a reflexão filosófica sobre os aspectos históricos que norteiam o debate sobre cidadania e direitos humanos e sobre os fundamentos éticos e políticos que deles decorrem, bem como o debate sobre desafios contemporâneos sobre os direitos humanos.

SEÇÃO 1 - Cidadania
O pensamento filosófico, geralmente, não é considerado ahistórico, sem pátria, nem acima do bem e do mal. Ao contrário, parece estar contextualizado, possui identidade, relaciona-se com o mundo ao qual pertence. Aliás, vale ressaltar que a filosofia é filha da sociedade, identifica-se com ela e com o ser humano. Os conceitos de sociedade e de ser humano são, por conseqüência, questões filosóficas. Tais questões serão abordadas a seguir.

Por utilizar o mar em

Relacionados