138613320205

1546 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia é comum a hierarquia prevalecer dentro de uma organização. As pessoas cujo poder é majoritário estão propensas a tomar decisões em todos os setores de uma empresa, sendo estas tomadas com base em informações passadas pelos níveis inferiores, os que mantêm contato direto com os clientes. O que se em notado, é que nem sempre estas decisões são tomadas de forma efetiva. O que acontece é que as pessoas, as quais estão centralizadas o poder, nem sempre estão presentes no que realmente acontece no dia a dia da empresa.
Qual a solução?
A descentralização parece uma alternativa de grande poder para o sucesso da organização.
E o que é descentralizar? É dar responsabilidade igualmente para todos os setores, dando as pessoas condições pra tomarem suas próprias decisões.
Desta forma, é imprescindível passar confiança para essas pessoas, para que assim tenha chance que mostrar tudo àquilo que acreditam ser capazes de fazer o que foi pedido. É preciso dar, não somente responsabilidade, mas autonomia para tomar decisões baseadas em seu conhecimento e informação.
O que muitos empresários não percebem, é que a carta mais forte do baralho para se obter sucesso em uma organização, se encontra nas mãos daqueles que muitas vezes são deixados de lado.

2 DELEGAÇÃO
Processo de transferência de determinado nível de autoridade de um chefe para seu subordinado, criando o correspondente compromisso pela execução da tarefa delegada.
Tarefa: transferida do chefe para o subordinado;
Obrigação: que o subordinado tem para com o chefe, na realização da tarefa transferida.
A autoridade deve ser delegada até o ponto, e na medida necessária, para a realização dos resultados esperados, deve ser proporcional ao nível de responsabilidade alocada no cargo e/ou função;
A responsabilidade não pode ser delegada,

Relacionados