1372545907 ARQUIVO TEXTOCMUNatransicaorural Urbana

3365 palavras 14 páginas
Na transição ruralrural-urbana: a passagem da Escola Mista do bairro Felipão na história da educação pública campineira

ELIANA NUNES DA SILVA1

Esta pesquisa teve como objeto de estudo a história da Escola Mista que existiu no bairro Felipão, no município de Campinas, entre as décadas de 1920 e 1960. Tal narrativa, desencadeada pelos depoimentos de ex-alunos, de uma ex-professora e referenciada por fontes documentais diversas, foi interpretada pela via principal da cultura escolar no decorrer dos embates entre projetos políticos e pedagógicos no contexto republicano.
Justificativas, ancoradas na ampla revisão bibliográfica, apontaram que são raros os estudos sobre a história da educação rural no Brasil e que a diversidade de escolas públicas primárias paulistas é tema ainda insuficientemente investigado pela História da
Educação Brasileira. (Almeida, 2005; Souza, 2006, 2008; Shieh, 2010)
Com aportes teórico-metodológicos inspirados principalmente em Viñao Frago
(2001), Portelli (1997), Souza & Faria Filho (2006), Demartini (1989), Schwartzman et. al. (2000), pautou-se na seleção e análise de fontes documentais imagéticas, escritas (em especial do arquivo da instituição escolar) e na história oral, ou seja, em depoimentos dos entrevistados, levando em conta a ampliação da noção de documento escolar conforme Le Goff (2003) e Diana Vidal (2007).
Em Viñao Frago (2001) destaquei sua definição de cultura escolar: um sedimento formado por camadas ao longo do tempo, e que reflete concepções, ideias, hábitos e práticas manifestas em forma de tradições seguidas e transmitidas de geração a geração. O historiador, ao tecer a história das instituições escolares, faz a arqueologia da

1

Doutora em Educação – FE/UNICAMP

1

escola, e nessa “escavação” e encontro com os vestígios, identifica traços que permanecem e que duram, apesar das sucessivas reformas educacionais e suas determinações, ora seguidas, ora ignoradas pelos sujeitos em suas ações.
Os objetivos principais, que

Relacionados